Cabelos ondulados, cacheados e crespos: De invisíveis para o mercado, para disputados pelo mercado

Há um ano escrevi o texto “E, finalmente, a indústria de cosméticos nos enxergou“, e se, naquele tempo, me surpreendi com o fato das marcas, e das loja, dedicarem mais produtos e mais espaço para itens que atendem especificamente as necessidades de quem tem os cabelos ondulados, cacheados e crespos, o texto de hoje mostra um outro lado deste mesmo tema.

Pela primeira vez fui abordada não por uma, mas, por duas vendedoras oferecendo amostras de cremes de pentear. Sim, pode parecer bobagem para você, mas não faz muito tempo que pessoas com esse tipo de cabelo passavam invisíveis nas lojas, ou, quando enxergadas, eram para conhecer a nova marca para alisar os cabelos.

Essas três texturas de cabelo foram cruelmente desqualificados, desprezados e esquecidos por grande parte da indústria de cosméticos, mas agora, e já não era tempo, perceberam que somos consumidoras, e das mais exigentes, isso eu posso garantir.

texto 21-06 2.jpg

A “disputa” por esta fatia de mercado, que cresce, assim como o número de mulheres e homens que estão assumindo o cabelo natural (mesmo ainda existindo uma resistência em nossa sociedade, e isso é assunto para outro texto), fez com que a estratégia de deixar os produtos estáticos nas prateleiras, esperando que nós consumidoras fôssemos até eles, não bastasse mais.

Agora os produtos precisam chegar às nossas mãos, agora são feitos eventos de lançamento, amplas ações nas mídias sociais…. afinal, se antes contávamos nos dedos de uma mão os itens para cabelos ondulados, cacheados e crespos (esses ainda muito menos), hoje temos um volume gigantesco de xampus, condicionadores, cremes e óleos, e com isso instigamos a concorrência.

texto 21-06 3.jpg

Mesmo tendo outras considerações sobre tudo isso, creio que no geral tudo é muito, muito bom. Poder escolher, poder ser enxergada pelas empresas, que obrigatoriamente precisam prestar atenção naquilo que gostamos e queremos, faz o mundo de que tem o cabelo tipo 2,3 e 4 (ler texto sobre Curvatura dos Fios) um pouco mais fácil, mas só um pouco.

Ainda temos que lidar com outras questões, e questões muito sérias, mas, pelo menos, a oferta de produtos está crescendo cada dia mais, e que continue assim.

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s