Envelhecer antes do tempo x Querer ficar jovem para sempre

Todas as sextas-feiras me sento na frente do computador para escrever um texto do “Balaio Pensante”, um espaço que fiz questão de fazer para que eu pudesse falar sobre assuntos que, na teoria, poderiam não se encaixar nas demais abas do blog.

Passo a semana inteira pensando e fazendo anotações sobre possíveis assuntos que poderiam ser abordados, porém, na maioria das vezes um assunto surge no exato momento que abro o editor de texto e olho para a tela do notebook. Enfim, hoje não foi diferente, e o tema possui uma relação direta com a lembrança que veio na minha mente ao rever algumas fotos do meu Facebook: a luta que algumas pessoas travam para aparentar serem mais velhas ou mais jovens.

Envelhecer antes do tempo, ou querer ficar jovem para sempre?

Acho que a maioria das mulheres passa, ou já passou por isso, e muitas vezes saímos de um estágio para entrar no outro sem nem perceber.

Aparentar a idade que se tem não é a coisa mais fácil do mundo, e para algumas pessoas a coisa consegue ainda ser pior. Não sei se é uma impressão errada que tenho, mas parece que quando eu era adolescente a coisa era “mais leve”. A gente pouco conhecia maquiagem, uma ou outra pintava o cabelo…e saltos apenas nos eventos especiais.

Agora, não é difícil encontrar adolescentes querendo parecer mulheres, e mulheres querendo parecer adolescentes.

Entendo que quando se é adolescente, óbvio, claro e evidente que um ano a mais já faz uma diferença enorme na sua vida, mas se essas garotas soubessem como é bom viver essa fase e tudo o que ela representa. Assim como em outras etapas, existem coisas que só poderemos fazer aos 14, 15, 16, 17… anos.

Entendo, e entendo bem, que quando se é adulta, o corpo não consegue acompanhar aquilo que somos por dentro. Se sentir jovem, e ao mesmo tempo perceber que aquelas rugas no seu rosto estão mais profundas, pode sem bastante complicado. A coisa não é fácil, mas quem disse que a vida seria?

Se você é adolescente, tenha paciência, afinal, chegará um momento da sua vida que talvez, apenas talvez, usar maquiagem não seja mais uma opção (ahhhh as olheiras das noites mal dormidas de uma vida adulta).

Se você é adulta, não se angustie. O tempo chega sim, mas veja além daquilo que ele está fazendo com a sua aparência. A coisa vem de dentro, e você sabe disso. Ser jovem é mais um estado de espírito do que qualquer outra coisa que você possa usar ou modificar.

Essa busca pelo “amadurecimento” ou pela “juventude” alimentada pela sociedade pode nos transformar em escravas, e corremos o perigo que não vivermos quem somos no presente.

Não estou aqui para dar uma resposta exata, ou a solução perfeita, mas apenas para dizer que as etapas precisam ser vividas, cada uma delas. Não adiante querer antecipar. Não adianta querer reviver. Somos quem somos agora, hoje, neste exato momento!

por, Dani Rabelo

Anúncios

Um comentário em “Envelhecer antes do tempo x Querer ficar jovem para sempre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s