O reinado dos sapatos de plástico

Começo esse texto relembrando a minha infância, quando aos quatro anos ia para o colégio de saia plissada, blusa branca de botão, sapato boneca (saltinho de dois dedos) preto, no melhor estilo Dorothy de “O Mágico de Oz”. Tudo o que citei fazia parte da farda escolar, e uso isso como exemplo para dizer as mudanças ocorridas com os sapatos de plástico.

sapato 01
A tradicional Melissa, e quando ela ainda custava baratinho

Lembro que esse sapatinho não custava tão caro, como também a minha sandália de dedo, vermelha, que amarrava na perna e que eu achava linda ;). Com o passar do tempo veio a Melissinha, a sandália da Xuxa, da Angélica, da Sandy….

Hoje os modelos de plásticos são inúmeros, as marcas diversas, os preços variados e o material muito melhor. A marca mais “bam bam bam” é a Melissa, mas é possível encontrar similares da Zaxy, Petite Jolie, Janahina Morena, Grendha, além daquelas sem marcas que encontramos no nosso camelô amigo, ou modelos que recebem a marca da própria loja (mas não foi fabricado por ele). Dos nomes citados, três (Melissa, Zaxy e Grendha), são “cria” da mesma empresa, a Grendene, então, não estranhe a semelhança entre os modelos lançados.

Como uma boa “viciada em sapatos” já tive alguns exemplares de plástico, mas agora prefiro as sapatilhas, que aproveito para usar nos dias amenos ou chuvosos proporcionados pelo outono e pelo inverno.

Na minha opinião, é bem complicado usar um calçado de quando o dia está muito quente, independendo do modelo. Definitivamente, esse material não combina mesmo com o asfalto quente da cidade que eu moro. Andar descalça e de sapato de plástico é praticamente a mesma coisa. Ninguém merece, ninguém merece mesmo!

sapato 08
Tênis de plástico da Janahina Morena

Entre as vantagens, pelo menos que consigo perceber, temos a belezura de alguns modelos, a impermeabilidade, a durabilidade, o “conforto” (entre aspas mesmo, pois existem modelos que só com reza braba), e a versatilidade. Diferente de antigamente, que sapatos de plásticos eram exclusivamente casuais, hoje você consegue ir linda para uma balada usando o seu mega salto de plástico, que pode ter detalhes de camurça, pedras, metais…além de poder ir para a praia, para o cinema…na verdade, assim como os calçados tradicionais, temos modelos de plástico para todos os gostos.

Gosto de perceber como as empresas adaptam as tendências usadas nos sapatos normais para os modelos de plástico. Bota, salta agulha, gladiador, tênis iate, oxford, anabela, tênis….tudo isso você pode encontrar nesse material, e ainda com a possibilidade de cores e texturas impossíveis para o couro ou tecido.

sapato 09
Sapatilha sem marca

Sobre preços, ahhhh posso dizer que tenho um exemplar Made In “Deus é que sabe” que custou R$ 15, até sapatos que podem alcançar R$ 500. Se vale compra um desses? Acho que só quem pode dizer é você, a sua nece$sidade, o seu desejo, a sua vontade, e o que mais de justificativas quiser usar.

Eu não ligo para etiqueta, e como disse, os únicos exemplares da Melissa que eu tive foram da época que a marca ainda era vendida em sapatarias e lojas de departamentos. Depois que ela virou griffe, só faço olhar a vitrine 🙂

Apenas uma coisa meninas, o único problema que, mesmo com o passar dos anos, não mudou, é o danado do mau cheiro que pode ficar nos nossos lindos pezinhos. O pulo do gato? Talco ou spray antisséptico dentro dos modelitos fechados, e assim você evita passar vergonha depois. Pé de princesa com perfume de ogro só é bonito no filme do Shrek!

sapato 11
Mocassim Janahina Morena
sapato 02
Melissa com cristais Swarovski
sapato 06
Sandália Grendha
sapato 05
Sandália Zaxy
sapato 04
Sandália de salto da Petite Jolie

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s