É legal ser um Workaholic?

No mês de maio tivemos o feriado do Dia do Trabalhador, que muita gente ainda confunde dizendo que é o Dia do Trabalho. Não, o Dia é do Trabalhador mesmo, daquela pessoa que passa horas em uma sala de aula, na frente de uma caixa registradora, dentro de um ônibus, com uma enxada na mão, salvando vidas…

Então, ainda sobre isso, fiquei observando o quanto, cada vez mais, algumas pessoas, estão se vangloriando por trabalharem nos finais de semana, feriados, em casa, após o horário comercial…

Atenção, não estou falando das pessoas que precisam trabalhar, estou falando de quem se auto intitula workaholic (quem é viciado em trabalho; trabalhador compulsivo), e na minha humilde opinião, isso é uma das coisas que alimentam a neurose do mercado de que trabalhador não precisa ter vida. Na verdade, seguindo essa lógica, a pessoa precisa viver para o trabalho, e não trabalhar para viver.

Antes que alguém pense que eu não gosto de trabalhar, vou logo esclarecendo que, pelo contrário, gosto das atividades que me proponho fazer. Também preciso trabalhar nos finais de semana, feriados, de madrugada…mas acima de tudo isso, tenho uma vida, tenho família, tenho amigos, e necessito muito dos meus momentos de lazer e de usufruir os frutos dessa dedicação.

A minha crítica é que ser um workaholic virou sinônimo de competência e de comprometimento, e isso não é verdade. Quem se identifica com isso acha que está fazendo um “grande negócio”, e quem tem na sua lista de contratados uma pessoa assim, acaba perdendo o limite de quando o “trabalhador termina”, e quando o “indivíduo começa”. Consegui ser clara?

Fazer do trabalho a sua vida é algo perigoso para a saúde física e mental. Respeitar horários, respeitar o momento de lazer, é algo que contratados e contratantes precisam entender, e entender bem.

Vivemos um mundo dos exageros…tudo é demais, tudo é muito, e acabamos perdendo a noção da dosagem das coisas, e como diz o velho sábio: Até remédio pode virar veneno, basta alterarmos a sua dosagem 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s