Dicas para quando você for lavar o cabelo

Lavar o cabelo pode ser algo aparentemente muito simples, afinal, é apenas colocar a cabeça embaixo do chuveiro, passar xampu e condicionador, e pronto! Será isso mesmo? Bem, óbvio que pode ser assim, mas também é possível potencializar este momento do seu banho, caso você queira 😉

Hoje, aqui no Balaio, vamos dar algumas diquinhas que poderão te ajudar a ter um resultado ainda melhor dos produtos que você costuma usar. As vezes pequenas mudanças podem mostrar que o problema não é o xampu, o condicionador ou a máscara, mas pode ser o jeito que você aplica cada um deles.

1 – Ordem das coisas

Durante muito tempo, a gente achava que a ordem era: Xampu, Condicionador e Máscara de Tratamento. Sabia que a coisa não é bem assim?

A maioria dos produtos funcionam melhor na seguinte ordem: Xampu, Máscara de Tratamento e Condicionador.

Essa mudança possui uma explicação: o xampu abre as cutículas dos cabelos, a máscara “aproveita” essas cutículas abertas para “introduzir” o melhor que ela tem, e o condicionador sela as cutículas, segurando as substâncias da máscara. Deu para entender?

deita cabelo 02

Atenção: Observe o “modo de uso” que vem em cada produto, pois algumas linhas são feitas para serem usadas na primeira sequência informada.

2 – Água quente, morna ou fria?

Sabe aquele ditado “Nem tanto ao céu, nem tanto à terra”? Então, para lavar os cabelinhos, se você usar água muito quente vai, além de detonar a estrutura dos fios, incentivar a produção de óleo vindo do couro cabeludo. Se a água for muito fria (fria é diferente de temperatura ambiente), a limpeza pode não ser das melhores. O ideal seria a água morninha, e isso até ajuda alguns produtos agirem melhor.

3 – Posso alterar o tempo de deixar a máscara nos fios?

Toda máscara de tratamento traz no seu rótulo o tempo de permanência nos cabelos. Algumas precisam apenas de 3 minutos, já outras necessitam de até 20 minutos.

Bem, não é proibido mudar esse tempo, mas saiba que com isso você pode alterar o resultado que o produto pode te proporcionar. Ao deixar a máscara menos tempo do que o indicado, provavelmente você deixará de usufruir tudo o que ela tem de bom, então, não reclame se e marca prometer mega hidratação e você perceber uma hidratação normal.

Se você deixar mais tempo do que o indicado, simplesmente pode estar perdendo tempo. É como se a máscara agisse apenas durante aquele intervalo, e depois, nada mais.

Atenção: Dependendo dos componentes da máscara, respeitar a indicação do fabricante é necessário e serve para a sua segurança. Também é preciso verificar se é permitido o uso de touca, pois alguns produtos não podem ficar abafados.

4 – E essa história e deixar um pouquinho do condicionador no cabelo?

Esse é um assunto que divide opiniões. A regra é que o condicionador seja retirado totalmente dos fios durante o banho, e depois você usa um finalizador para manter o efeito condicionante, porém, no universo das onduladas, cacheadas e crespas, algumas pessoas gostam de deixar um pouquinho do condicionador, ou até mesmo usá-lo como creme de pentear.

Bem, vou dar a minha opinião pessoal, e que não possui nenhum embasamento científico: Eu acho que a história é “cada um no seu quadrado”. O que isso significa? Significa que cada coisa possui a sua função, e se o produto não foi feito para isso, acho bem arriscado fazer o seu uso de uma forma diferente da indicação.

Deixar o condicionador no cabelo pode ressecar os fios, prejudicar o couro cabeludo…ou até mesmo não fazer nada, ou ser algo muito bom, mas, diante de um mercado que atualmente oferece uma infinidade de produtos que funcionam como finalizadores, não é possível que a pessoa precisa usar um condicionador para isso.

5 – Xampu e condicionador no cabelo todo?

Outra dica básica, mas que muita gente ainda não sabe, é quais locais do cabelo devemos aplicar o xampu e o condicionador.

O xampu é um produto de limpeza, então, o ideal é que você aplique primeiro na raiz e depois vá levando para as pontas. O condicionador tem o poder de condicionar (fazer com que o fio volte para o seu estado “natural” de emoliência), então, passe no comprimento do cabelo, e não na raiz.

Claro, óbvio e evidente que isso fica bem mais complicado para quem tem cabelo curto, então a gente faz o que é possível 😉 Para quem tem o cabelo extremamente ressecado, existe a indicação da técnica No Poo e Low Poo (entra nos links que tem texto no Balaio sobre isso).

6 – Xampu transparente

Essa é uma diquinha que em mim funciona muito, mas vale experimentar para saber se com você o resultado será bacana.

Antes de todas as lavagens, eu costumo aplica um xampu transparente para fazer a primeira higienização dos fios. Como uso muito creme, gel, óleo…acho que o xampu “normal” (e falo dos perolados) não conseguem tirar esses resíduos, então, lavo primeiro com o xampu transparente e depois sigo com o ritual normal: xampu de tratamento, máscara e condicionador.

Bem, é isso! Gostaram das informações? Depois prometo escrever dicas sobre outros assuntos 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

4 comentários em “Dicas para quando você for lavar o cabelo

  1. Eita que isso tudo que foi colocado aqui, vai me ajudar muito ,pois sempre fiz igual ao primeiro passo.
    Muito obrigada!
    Márcia Azevedo!😘😘😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s