Armário Cápsula: uma ideia que “força” a criatividade, o desapego e a simplicidade

A gente tenta, tenta, tenta ainda um pouco mais, porém, acaba sempre olhando para aquela blusinha, para aquele sapato, vestido e calça…e diz: Gente, preciso levar para casa! Pois é, nessa loucura de comprar, comprar e comprar, acabamos que ficamos com o guarda-roupa entulhado de coisas, algumas que usamos sempre, outras apenas uma vez, e ainda temos o grupo daquelas que ainda estão com a etiqueta.

Sabe o que isso significa? Significa que estamos comprando por impulso, não usando corretamente o que já temos, e embarcando na onda da “moda descartável”.

Já escrevi aqui no blog um texto com algumas dicas para usar tudo o que temos no guarda-roupa (A multiplicação dos looks através da organização), porém, se você não testou,  ou testou, mas não deu certo, hoje vou falar um pouco sobre o Armário Cápsula.

Criado pela blogueira americana Caroline Rector, do blog Unfancy,  a ideia é que você, ao limitar a quantidade de peças, vai descobrir algumas coisas, entre elas, que a vida pode ser muito mais simples, que a limitação amplia a criatividade e que realmente temos coisas demais, sem necessidade.

Segundo orientações da Caroline, por mês, você deve escolher entre 30 e 47 itens, incluindo os sapatos, e ir “se virando” com essas peças durante todos esses dias. Claro que a escolha do que você vai colocar no seu Armário Cápsula depende de como é o seu estilo de vida.

No caso da blogueira, ela montou um guarda-roupa com 37 itens, e a divisão ficou assim: nove sapatos, nove peças de baixo (shorts, calças, saias…), 15 peças de cima (blusa, camisa, camiseta…), dois vestidos e dois casacos. Peças íntimas não estão na conta, por favor! 😉

Não é proibido comprar novos itens, mas antes de deixar o seu dinheiro na loja, verifique a real necessidade de ter aquilo.

Uma coisa é certa, com um universo tão reduzido, que na verdade não é, mas a gente sempre quer mais e mais, tudo vai ficar muito mais simples. A demora vai ser apenas para colocar a cabeça para funcionar, e acho isso muito legal.

A ideia é muito boa, e considero mais como uma forma de reeducação e conscientização, além de ajudar na questão do desapego. Não vou dizer que não é legal ter várias coisas, porém, com o tempo a gente se perde no meio de tantas opções.

Estou aqui pensando seriamente em aderir ao Armário Cápsula, e você?

por, Dani Rabelo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s