Vamos falar sobre Umectação?

Se você acompanha o Balaio, com certeza já leu alguns textos que falam sobre Umectação, porém, se você é nova, ou novo, por aqui, o post de hoje é especialmente sobre essa forma de nutrir os cabelos através da aplicação de óleos 😉

Para começar a nossa conversa, você precisa entender que o nosso cabelo precisa ser hidratado, nutrido e reparado, e a Umectação entra na etapa de nutrição do Cronograma Capilar (já texto no blog falando sobre tudo isso, e vou deixar as palavras marcadas com o link dos textos). Porém, essa nutrição pode ser feita através de cremes ou de óleos. Se você coloca somente óleo no seu cabelo, você está umectando. Entendeu?

Uma coisa muito, mas muito importante, a Umectação só deve ser feita com óleos vegetais e extra virgem, então, com essa informação, nada de umectar os fios com óleos minerais

Qualquer pessoa pode umectar os cabelos?

Sim, qualquer pessoa, com qualquer tipo de cabelo, pode umectar os cabelos, porém, dependendo do que o seu cabelo precisa, você deverá ponderar a dosagem e a freqüência.

Normalmente pessoas com cabelos com química (alisamento, tintura, permanente…), onduladas, cacheadas e crespas gostam mais da umectação, pois a nutrição ajuda muito a combater o ressecamento. Pessoas com cabelos lisos também podeM fazer, no entanto, provavelmente usem uma quantidade menor de óleo e executem o processo com um intervalo maior de tempo.

A Umectação também pode ser feita em crianças, mas vamos ser sensatas e entender que para tudo existe um limite, certo?

Uma coisa muito importante, Umectar os fios não vai deixar o seu cabelo oleoso, e estou falando daquela oleosidade quem vem do couro cabeludo.

Como fazer a umectação?

Existem várias formas de umectar os cabelos, mas você precisa entender que quanto mais tempo o óleo ficar em contato com os fios, e com o couro cabeludo, melhor.

Sim, os óleos podem ser aplicados também no couro cabeludo, pois alguns possuem características cicatrizantes, estimulam o crescimento, são bactericidas…

A melhor Umectação é aquela que você dorme com o cabelo cheio de óleo. Basta aplicar o óleo no cabelo (não precisa estar limpo), colocar uma touca de plástico (nada de touca térmica), proteger a fronha com uma toalha e dormir. No outro dia você lava com xampu e condicionador (para quem faz No Poo, apenas o condicionador para Co-Wash).

Outra opção é colocar o óleo durante o dia e deixar o máximo de tempo que você conseguir.

Umectação é isso, apenas o óleo e nada mais. Nada de creme, nada de máscara…apenas óleo 😉

Que óleo posso usar na Umectação?

Antes de colocar aqui algumas sugestões de óleos, preciso dizer que as nossas tataravós já faziam esse tipo de tratamento nos cabelos, e com o passar do tempo isso foi esquecido, mas agora (ainda bem!!!) voltou com força total!!!

Olha o spoiler 🙂 Nas próximas semanas vou falar detalhadamente sobre alguns óleos 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

6 comentários em “Vamos falar sobre Umectação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s