Sabia que é possível limpar os cabelos sem xampu? Conheça a técnica No Poo

Mantendo a tradição 😉 , segunda-feira é dia de texto com informações que podem te ajudar a cuidar do seu cabelo. Falamos sobre Now Poo (olha o link do post), e hoje é dia de falarmos sobre o No Poo, que traduzindo significa: sem espuma, ou melhor, sem xampu.

Pois é, o No Poo é isso mesmo, uma técnica que não abre espaço para o uso de xampu, mesmo aqueles que são possuem nenhum tipo de Sulfato. Também desenvolvido por  Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl: The Handbook” (“O Manual da Garota Cachedada” – em Português), essa nova forma de lavar os cabelos parece ser muito mais complicada para quem associa a sensação de limpeza ao uso do xampu.O manual da garota cacheada

Algumas pessoas misturam o No Poo com o Low Poo. Passam um tempo na primeira técnica, sem usar xampu, e de quinze em quinze dias, ou uma vez por mês, usam um xampu sem sulfatos, sem petrolatos e silicones insolúveis.

Tudo é uma questão de tentativa e experimentação. O No Poo, segundo as pessoas que seguem a técnica, ajuda muito a evitar o ressecamento dos fios, e em nenhum momento eles ficam sujos.

Bem, mas agora é o momento de você saber melhor como a coisa funciona, não é? 🙂

Como limpar os cabelos sem  xampu?

Você deve estar pensando: “Se elas não usam o xampu para limpas os cabelos, limpam usando o quê?”. Pois é, o destaque da técnica No Poo é o Co-Wash, que significa o seguinte: lavagem usando condicionador.

Alguns condicionadores vão fazer o papel do xampu, porém, eles não conseguem retirar os silicones insolúveis, substância encontrada em muitos produtos de beleza, então, assim como o Low Poo, alguns componentes são proibidos nesta técnica.

Substâncias proibidas para quem faz No Poo

Silicones Insolúveis

Petrolatos**

Parabenos*

*Na técnica do No Poo não existe nada proibindo o uso de produtos com Parabenos, que são conservantes colocados em xampus, condicionadores, cremes de pentear, máscaras, óleos…no entanto, existem alguns debates de que eles podem trazer alguns problemas para a nossa saúde. Na dúvida, alguma pessoas que usam o No Poo evitam produtos com essa substância

** Lista dos Petrolatos proibidos no link

No Poo.jpg

Atenção, por causa dos silicones insolúveis, nem todos os produtos liberados para Low Poo são permitidos no No Poo, então, atenção para os rótulos e composição dos produtos.

Como começar o No Poo?

Assim como Low Poo, você pode usar os produtos que já tem até o final, mas quando começar a técnica, não poderá mais usar nada que contenha Silicones Insolúveis, Petrolatos e Parafinas*.

Decidiu começar de verdade, então, lave o cabelo com um xampu contendo sulfato, mas sem petrolatos e silicones insolúveis, para retirar todas essas substâncias proibidas para o No Poo, e em seguida condicione o cabelo com um creme já liberado para a técnica. Pronto, agora você está devidamente preparada para começar o No Poo.

A lavagem Co-Wash

Sobre o Co-wash, já existem diversos produtos no mercado preparados para essa função, e como a técnica No Poo está sendo mais divulgada, essa informação já consta claramente nos rótulos. Isso facilita muuuito a vida da gente 😉

Se nos dias comuns você usava xampu e depois o condicionador, agora você vai usar o condicionador para Co-Wash e em seguida o condicionador de tratamento (lembrando que todos os demais produtos que você colocar no cabelo não podem ter os proibidos, e estou falado aqui do condicionador, máscaras de tratamento, finalizadores e óleos).

Se nos dias de tratamento você usava xampu, máscara e condicionador, agora a ordem será: condicionador para Co-Wash, máscara e condicionador.

Alguns condicionadores para Co-Wash também servem para tratar os fios, mas nada impede que você use produtos distintos. Vai do seu gosto e bolso 😉

Na lavagem Co-Wash, o indicado é que o produto seja aplicado no couro cabeludo e que você faça uma massagem com a ponta dos dedos (eu escrevi ‘ponta dos dedos’, e não unhas!). Essa massagem vai ajudar na limpeza do seu cabelo, e em seguida enxágue. Depois, aplique o mesmo condicionador (se ele servir também para tratamento), ou outro específico para tratamento, no comprimento enluvando os fios. Deixe agir o tempo necessário e enxágüe.

Ainda está na dúvida que o condicionador pode higienizar o seu cabelo? Então, para te deixar mais tranquila, os condicionadores para Co-Wash possuem na sua formulação o Cocamidopropyl Betaine, que cumpre o papel de limpeza e retiram os silicones solúveis (por isso a proibição dos insolúveis)

Como aqui no Balaio a gente tenta sempre te ajudar, vamos colocar aqui alguns condicionadores para Co-Wash, e nessa lista muitos são baratinhos e fáceis de encontrar 🙂

por, Dani Rabelo

 

Anúncios

10 comentários em “Sabia que é possível limpar os cabelos sem xampu? Conheça a técnica No Poo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s