Que tal usar banana, leite, amido de milho e vinagre nos cabelos?

Aqui no Balaio a gente fala muito sobre cuidado com os cabelos, porém, para ter fios saudáveis não é preciso gastar rios de dinheiro, e a solução está dentro de casa, especificamente na sua cozinha e no seu quintal.

Pois é, não e de hoje que a sabedoria popular nos oferece uma gama de receitinhas, dicas, misturinhas e plantas que hidratam, nutrem e reparam os fios.

No texto de hoje vou colocar aqui algumas receitinhas testadas, e aprovadas, por mim, e outras que são unanimidade entre a mulherada 😉

Máscara de Banana

Essa máscara de tratamento tem como principal componente a banana, porém, nela é possível agregar outras coisinhas para que fique ainda mais power.

A banana ajuda a reduzir a queda do cabelo e estimula o crescimento. Eu sou a prova viva que a danadinha funciona, e você consegue perceber isso na primeira lavagem após a aplicação da máscara.

banana

Receita

1 banana bem madura

1 colher de sopa de óleo de coco

*A quantidade de ingredientes varia de acordo com o tamanho e quantidade do cabelo

Como fazer e usar

Bata a banana no liquidificador junto com o óleo. Quando a mistura virar um creme, aplique no cabelo dando uma atenção especial para a raiz, massageando o couro cabeludo.  Coloque uma touca de plástico comum (nada de touca térmica), e depois de 40 min é só lavar normalmente (xampu e condicionador).

Máscara (líquida) de Amido de Milho e Leite

Um queridinho, que já faz parte da composição de muitos produtos (e a gente nem sabia), o amido de milho possui um grande poder de hidratação, assim como o leite. Existem várias receitas, mas a escolhida por mim foi aquela que não leva o amido para o fogo. Uso a versão líquida, e gosto demais do resultado.

Receita

100 ml de leite

2 colheres de sopa de amido de milhor

1 colher de sopa de óleo de coco

Como fazer e usar

Misture em uma tigela de plástico o leite, o amido e o óleo de coco até que vire um líquido uniforme (sem pelotas do amido de milho). Com um borrifador, ou pincel, aplique o produto no cabelo (sim, o amido vai começar a endurecer, então, não demore muito. Nada de ficar penteando o cabelo), passe um pente largo para organizar os fios. Deixe agir por 40 minutos, e em seguida, lave normalmente: xampu e condicionador.

*Outra opção é levar o amido de milho e o leite para o fogo até virar um mingau mole. Quando esfriar, acrescente o óleo da sua preferência (coco, azeite…) e use como um creme. Neste caso o ideal é antes lavar o cabelo com xampu, usar a “máscara de amido de milho”, retirar e terminar a lavagem com o condicionador.

Óleo de Coco

Percebeu que nas duas receitinhas acima acrescentei o óleo de coco? Pois bem, hoje a umectação com óleo de coco está bombando, mas isso é uma dica de bisavó 😉 , e é perfeito para nutrir os cabelos.

coco

Receita

Óleo de coco extra virgem

Se você sabe fazer o óleo de coco caseiro, perfeito! Outra opção é comprar no supermercado, ou em loja de produtos naturais, o óleo de coco EXTRA VIRGEM. Atenção para aquele vendido em lojas de cosméticos, pois além de não ser EXTRA VIRGEM, na sua composição encontramos silicones insolúveis e parafina (tudo o que não queremos).

Modo de usar

Aplique o óleo em todo o cabelo, inclusive massageando o couro cabeludo. Pode ser colocada uma touca de plástico, mas nada de touca térmica. Quanto mais tempo o óleo de coco ficar no cabelo, melhor, então, você pode sim dormir com o cabelo assim e lavar no dia seguinte (xampu e condicionador).

*Algumas pessoas optam por não utilizar o xampu, mas, a minha experiência é que o xampu ajuda a retirar os excessos dos produtos (banana, leite, óleo, amido de milho…), porém os benefícios permanecem.

Óleo de Azeite Extra Virgem

São as mesmas indicações, e o mesmo modo de usar do óleo de coco, inclusive a mesma preocupação para que o azeite seja EXTRA VIRGEM.

Azeite de Oliva

Vinagre de Maça

Sim, o vinagre pode resgatar aquele cabelo que acabou de ser descolorido e está elástico e poroso. Esse produto ajuda na reparação dos fios, pois possui um ph baixo, e quando o cabelo esta nessa situação, o ph dele vai lá para as alturas.

vinagre

Receita

½ xícara de vinagre de maça

3 xícaras de água

Como fazer e usar

Não tem segredo, misture o vinagre na água. Diferente das receitas anteriores, aqui a aplicação deve ser feita depois que você lavar o cabelo com xampu, aplicar uma máscara reparadora e usar o condicionador. O último passo deve ser a mistura com vinagre de maça, que deve ser aplicado em todo o cabelo e permanecer nos fios por até 10 min. Depois desse tempo, enxágue o cabelo apenas com água.

Esse tipo de reparação deve ser feita com um intervalo mínimo de 15 dias, pois o excesso pode causar o efeito inverso.

Gostou das receitinhas? Com certeza a maioria desses ingredientes você já tem em casa, então, dê um crédito para as receitas da sua avó, pois funcionam de verdade 🙂

por, Dani Rabelo

Anúncios

3 comentários em “Que tal usar banana, leite, amido de milho e vinagre nos cabelos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s