Vamos conhecer o que é a técnica Low Poo?

Após a última postagem sobre a resenha da Linha de Hidratação Intensiva da Monange (linha rosa), algumas pessoas ficaram curiosas para saber mais sobre a técnica Low Poo e No Poo. Então, para ajudar quem ainda não sabe como isso funciona, resolvi hoje trazer mais informações sobre o Low Poo 😉

Falando da forma mais simples possível, Low Poo é uma técnica que você usa menos xampu, e mesmo assim não é qualquer xampu. Aqui são permitidos produtos que não contém determinadas substâncias que segundo a criadora da técnica, Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl: The Handbook” (“O Manual da Garota Cachedada” – em Português), agridem os cabelos, retirando a sua hidratação natural.

O manual da garota cacheada
O Manual da Garota Cacheada – Lorraine Massey

Mas Dani, quais são essas substâncias?

As pessoas adeptas ao Low Poo utilizam xampu sem qualquer tipo de sulfato, e sulfatos são aqueles componentes que a indústria usa com a justificativa de deixar o seu cabelo mais limpo, porém, segundo Lorraine Massey, essa limpeza acontece de uma forma muito agressiva, e pode prejudicar os seus fios.

Fazendo o mesmo efeito de limpeza, mas de uma forma mais suave, a substância Cocamidopropyl Betaine (indicada para o Low Poo) cumpre essa função, porém, ele não consegue retirar dos fios os  Petrolatos.

Atenção, o Cocamidopropyl Betaine limpa também os silicones solúveis em água e os insolúveis em água.

Gente, mas o que danado são os Petrolatos?

Petrolatos são outras substância utilizadas em cremes de pentear, máscaras de tratamento e condicionadores, e como o próprio nome lembra, são derivados do Petróleo.

A função dos Petrolatos é de maquiar o fio, e não tratam. Eles formam uma camada que aparentemente tornam os cabelos mais sedosos e brilhantes, mas impedem que os fios absorvam substâncias necessárias para que fiquem saudáveis. Um lindo “faz de conta”.

Bem, então a questão é: se você vai entrar no Low Poo, deve deixar de usar produtos com sulfato e petrolatos. Certo?

Sulfatos

Ainda temos uma questão: os Parabenos

Na técnica do Low Poo não existe nada proibindo o uso de produtos com Parabenos, que são conservantes colocados em xampus, condicionadores, cremes de pentear, máscaras, óleos…no entanto, existem alguns debates de que eles podem trazer alguns problemas para a nossa saúde.

Na dúvida, pessoas estão cortando ou reduzindo o seu uso, e a indústria de cosméticos já oferece opções sem Parabenos.

Para você ficar ainda mais por dentro das terminologias, quando um produto não possui Sulfato, Petrolato, Silicones Minerais e Parabenos, costumam ser chamados de “Liberados”, “Livre” ou “Sem Proibidos”

petrolatos

Agora, como começo o Low Poo?

Bem, não precisa você sair correndo para o supermercado, ou loja de cosméticos, para comprar tudo novo ou jogar tudo o que você tem fora. Em primeiro lugar, verifique a composição do que você já tem em casa, se por um acaso tudo tiver produto com os “proibidões”, pode fazer a migração aos poucos. Na minha visão, precisamos respeitar a saúde dos fios e do bolso 😉

Se você decidiu terminar os produtos que já tem, deixe para usar o xampu sem Sulfatos só depois que estiver usando todos os demais produtos (condicionar, máscara e creme de pentear) sem petrolatos.

Fez isso? Então, minha amiga, migre para o xampu Liberado (sem Sulfatos) e depois me conta se o Low Poo deixou os seus fios mais saudáveis 😉

Não existe nenhuma contra indicação para o Low Poo, podendo ser usado por pessoas com cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos, com química, sem química, mulheres, homens e crianças.

Sugestões de produtos

Para quem não conhece o Low Poo, pode parecer que essa técnica vai fazer vocês gastar horrores com produtos super caros. Que nada! Existe uma gama enorme de itens Liberados que custam baratinho e o efeito é nota dez!

XAMPUS

MÁSCARAS, CONDICIONADORES E CREMES DE PENTEAR

por, Dani Rabelo

 

Anúncios

12 comentários em “Vamos conhecer o que é a técnica Low Poo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s