Entrei na transição, na transição capilar – Adorando o que antes eu detestava

Hoje, 10 de março, escrevo mais um texto no meu Diário da Transição Capilar, e neste segundo mês a coisa está mais calma, inclusive a ansiedade para ver o “cabelo novo”.

Depois de 60 dias posso dizer que aprendi como lidar com esse cabelo “nem lá, nem cá”. Já sei os produtos que funcionam, já sei que neste momento, para mim, nenhum tipo de gel ou gelatina surte efeito, porém, o grande aprendizado foi descobrir que hoje estou gostando, e desejando, algo que antes eu fazia de tudo para não ter: VOLUME.

Quando eu era criança, o meu sonho era ter um cabelo “domado”. Por alguns minutos isso se tornava realidade, e era quando minha mãe, vez por outra, desmanchava a minha trança (eu vivia de trança). Esse efeito “domado” logo ia embora, e lá vinha o volumão de um cabelo cacheado e fino.

A ideia de fazer o alongamento veio justamente para domar esse volume, e quanto mais baixo o cabelo para mim, melhor. Usava cremes que deixavam aquele aspecto duro, domado e modelado. Fugia de vento. Para sair, sempre molhava o cabelo. Ia para a praia de boné, usava tic-tac, e tudo o que pudesse controlar aquele cabelo rebelde.

Na fase totalmente alisado esse sonho foi realizado, mas para mim o cabelo tinha que ter movimento, e o que eu fazia? Quando ele estava grande passava boa parte do dia com um coque para que ao soltar eu tivesse ondas, e quando estava curto modelava as pontas para tirar o aspecto “cabelo escorrido”.

Ao decidir pela transição, passou pela minha cabeça como seria encarar novamente aquele volume que por tanto tempo detestei, e lutei contra. Hoje, dois meses depois, adoro ver a minha raiz altinha e faço o possível para aumentar o volume do cabelo. Hoje me olho no espelho, com um volume que sei que ainda não é o real, mas já acho lindo.Eu 02

Interessante perceber essa mudança, que aconteceu naturalmente em mim, e ao mesmo tempo me preocupo quando vejo muitas meninas, que também estão na transição capilar, perderem um tempão com  texturização, esperarem horas para a coisa fazer efeito, soltarem os cabelos, olharem para os cachos, olharem para o volume, e decidirem prender os cabelos quando colocam o pé na rua. De acordo com elas, falta coragem para sair com o cabelo volumoso e cacheado.

A decisão de voltar para os cachos não é mesmo tão fácil como parece. O que motiva você a entrar nesta jornada vai te ajudar, ou atrapalhar, durante todo o processo. Sei que vários fatores externos colaboraram, e continuam colaborando, para que eu tenha mudado o meu pensamento, mas também tenho consciência que a mudança maior veio de dentro de mim.

Ver o volume que tenho atualmente, e aceitá-lo, e me alegrar com ele, mesmo sabendo que não representa praticamente nada diante do meu cabelo natural, é um dos passos que preciso dar para  encarar esta caminhada. Optar por fazer todos os dias a texturização foi a forma que encontrei para ir me redescobrindo aos poucos. Não sei como seria dormir com o cabelo liso e acordar com o cabelo cacheado.

Outro dia perguntaram se eu tinha alguma mulher, alguma cacheada (atriz, cantora, modelo, blogueira…) que me inspira, e a minha resposta foi: Não , não tenho ninguém como inspiração capilar, e nem quero. Não sei como meu cabelo é, e não quero criar uma expectativa achando que ele parece com o cabelo de Fulana e no final perceber que ele é bem diferente. Meu cabelo é meu, e estamos vivendo um relacionamento sério que já dura dois meses, e nesse relacionamento evitamos cobranças de qualquer tipo.

Eu, Daniela, decidi passar pela minha transição capilar sem grandes sustos, sem grandes cobranças e sem sofrimento, porém, com disposição e coragem para encarar as mudanças. Que tudo continue leve, e vamos seguindo para o terceiro mês 🙂

eu 01

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s