Cronograma Capilar: Etapa de Nutrição

Dando sequência na nossa série sobre as etapas do Cronograma Capilar, hoje vamos saber um pouco mais sobre a Nutrição 😉 O primeiro post foi sobre a importância da Hidratação, e se quiser conferir, é só clicar aqui!

Quando falamos sobre a etapa de Nutrição do Cronograma Capilar, o que queremos dizer é que neste momento você estará oferecendo para os seus fios produtos que possuem na sua composição óleos de diversos tipos.

Atenção: Os óleos que fazem bem para os cabelos na etapa de nutrição são os vegetais, e nunca os minerais. Entre os óleos minerais temos: Parafina líquida, Óleo Mineral, Petrolatos, Vaselina, Óleo de Parafina, entre outros… Essas substâncias fazem uma maquiagem no fio, e não tratam verdadeiramente.

Basicamente, cabelos ressecados gostam bastante da etapa de Nutrição, em especial os cacheados e crespos, e o motivo para isso é simples: a oleosidade que naturalmente temos nos cabelos, quando eles são lisos ou ondulados, conseguem “percorrer” com mais facilidade os fios, indo da raiz até as pontas. No caso dos cabelos cacheados e crespos, o formado ondulado do fio dificulta essa “caminhada” do óleo, e boa parte da extensão dos fios ficam sem “acesso” a oleosidade natural que temos.

Com essa constatação, se naturalmente a oleosidade que produzimos não conseguem atigir  toda a extensão do fio, proporcionamos isso artificialmente através da Nutrição, que pode ser feita através de cremes de tratamento ou pela umectação.

Mas Dani, o que é Umectação?

Umectação é quando você dá um banho de óleo no seu cabelo, e quanto mais tempo você deixá-lo agindo, melhor. Isso o que escrevi pode até assustar, e fazer você achar que seu cabelo vai ficar oleoso, com aspecto de cabelo sujo, mas isso é uma impressão errada que temos.

azeite-de-oliva
Azeite de Oliva Extra Virgem

Quando umectamos o cabelo, depois da pausa com o óleo nos fios, lavamos normalmente, e a sensação que você deve ter é de um cabelo sedoso, brilhoso e saudável. No caso do óleo de coco extra virgem, é indicado até que você massageie a cabeça com ele, pois, além de estimular os folículos capilares, o óleo de coco tem propriedades que fazem bem para o couro capilar.

Dentro da etapa de Nutrição você pode intercalar a utilização de cremes e a umectação, mas  lembrando que tudo demais pode ser prejudicial. Na montagem do seu cronograma insira as etapas de Hidratação e Reparação.

Se você ficou interessada em fazer umectação, a coisa é bem simples:

Com o cabelo sujo, aplique o óleo nos fios e no couro cabeludo fazendo massagem. Perceba se todos os fios foram envolvidos com o óleo, e faça um coque. Quanto mais tempo o cabelo tiver contato com o óleo melhor, então, você pode dormir assim ou passar no mínimo 40 min. Nada de colocar touca térmica ou algo parecido, certo?

Depois dessa pausa, a lavagem do cabelo pode ser feita normalmente: xampu e condicionador, e a finalização da sua preferência. Viu, não tem mistério? 🙂

Quais substâncias nutrem os cabelos?

Como falei no post sobre a etapa de Hidratação, sempre é bom ler os rótulos dos produtos antes de colocá-los no carrinho. Algumas marcas já colocam no seu rótulo o nome “xampu nutritivo”, “condicionar para nutrição”, “máscara nutritiva”, e assim vai. Mesmo assim, leia o que compõe esse produto, que pode sim conter substâncias hidratantes, mas em maior quantidade devem ter óleos (vegetais) e manteigas.

Se você vai em busca de máscaras nutritivas, aqui temos algumas substâncias que se estivem no produto provavelmente darão um bom resultado nos seus fios:

nutricao-01

Vai fazer uma umectação? Aqui estão alguns óleos que você pode usar para isso, ou colocar um pouco na sua máscara e potencializar o seu efeito:

nutricao-02

Dicas de produtos

por, Dani Rabelo

 

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “Cronograma Capilar: Etapa de Nutrição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s