O mundo mágico da combinação das cores

Estamos no meio do Carnaval, e esse é um feriado marcado pelo colorido, pela mistura e combinações inusitadas de cores. Durante quatro dias a regra é: quanto mais cores, melhor! 😉

Voltando para os dias normais, a decisão de como combinar determinadas cores pode parecer até simples, mas nem sempre é assim. Sejamos francas, quem nunca parou por alguns minutos na frente do guarda-roupa, ou do espelho, e fez a seguinte pergunta: Será que aquela cor combina com essa? Quais cores devo usar na maquiagem para combinar com a cor da roupa que vou usar? Qual a cor do sapato para usar com esse visual?

Para tentar desvendar os mistérios da combinação das cores, hoje vamos falar sobre a Roda das Cores. Esquecida, desconhecida ou ignorada por muitos, essa belezinha pode tirar todas as dúvidas e possibilitar combinações certeiras 🙂

A Roda das Cores

Após conhecer as informações básicas sobre a Roda Cores, você terá em suas mãos o poder de harmonizar as cores das suas roupas, da maquiagem, acessórios… Poderá usá-la para destacar os seus olhos, a cor dos seus cabelos…Terá a possibilidade de brincar com combinações que antes não pareciam tão confiáveis.

Vamos confessar que é muito bacana ter um visual agradável para os olhos. Quando as cores brigam, por mais que o todo fique legal, facilmente você passa de fashion para um ser com um gosto um tanto duvidoso.

Agora vamos falar sobre a Roda das Cores, que com certeza você conheceu na época das  aulas de Educação Artística, e tenho certeza que se soubesse que poderia usá-la no dia a dia não tinha passado a aula conversando com a coleguinha, pensando na hora do lanche, naquele desenho animado e nas brincadeiras na hora do recreio. Como nunca é tarde para aprender, ou reaprender, vamos aqui voltar para a sala de aula 😉

A figura abaixo é a representação visual da Roda das Cores. Nela estão as cores primárias (vermelho, amarelo e azul), que estão separadas por uma igual distância, ou podemos dizer que elas estão equidistantes. Entre as primárias, estão as cores secundárias e terciárias.

roda-das-cores-01

As cores também são divididas entre cores frias e quentes (figura abaixo). Como o próprio nome diz, as cores frias são mais discretas, transmitem a sensação de paz e tranquilidade. Do lado oposto temos as cores quentes, que passam alegria e energia. No caso do branco e do preto, são consideradas cores neutras.

roda-das-cores-02

Até aqui tudo certo? 🙂

O segredo da harmonização

Está certo, você já sabe o basicão sobre a Roda das Cores, mas e o que acontece depois? O que acontece amiga, ou amigo leitor, é que agora você irá saber como usá-la 🙂

Um look com cores análogas

Cores análogas são vizinhas na Roda as Cores. Um look formado por essas cores trás um visual sereno e confortável para os olhos.

Um visual formado por cores complementares

Conhece a moda Color Block (bloco de cor)? Quer usar essa forma de combinação? Esse é o segredo para você não cair no exagero. As cores complementares estão localizadas em lados opostos da Roda das Cores. Apesar de estarem em posições diferentes, elas dialogam, não brigam.

Mais cor? Abuse das cores tríades

Achou a combinação com cores complementares pouca coisa? Quer algo ainda mais vibrante? Saiba então que você ainda pode utilizar as cores tríades, um esquema de três cores equidistantes na Roda das Cores.

Atenção: Ao usar esse esquema de cores saiba que o visual criado será de alto impacto. Fica a dica!

A Roda de Cores pode possuir muitas, muitas, muitas outras cores secundárias e terciárias. Lembre-se que existe o rosa choque, rosa bebê, rosa seco, rosa chá, rosa salmão….verde água, verde piscina, verde céu, verde militar, verde bandeira…

Agora que o mistério da combinação das cores foi desvendado, para facilitar o seu dia a dia, você pode imprimir uma Roda das Cores e deixar perto do seu guarda-roupa. As combinações são infinitas, e o céu é o limite 😉

por, Dani Rabelo

 

 

Anúncios

Um comentário em “O mundo mágico da combinação das cores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s