Cronograma Capilar: Etapa de Hidratação

No mês de fevereiro fiz um post aqui no Balaio da Dani falando sobre o Cronograma Capilar, a sua importância e como não existe nenhum mistério para colocá-lo em prática. Também coloquei que o nosso cabelo basicamente precisa de três coisas: hidratação, nutrição e reparação, e em cada lavagem você faz uma desses tratamentos.

Hoje vamos nos debruçar sobre a importância da hidratação, que seria a etapa mais importante do cronograma, pois, um cabelo hidratado vai ajudar com que as etapas de nutrição e reparação ocorram com mais sucesso.

Assim como o nosso organismo, que precisa ser mantido hidratado através do consumo de água, o nosso cabelo também precisa dessa substância para ficar mais bonito. O processo de hidratação dos fios acontece de dentro para fora (ingestão de água) e de fora para dentro (tratamentos com produtos que tenham substâncias que hidratem os cabelos).

bepantol-derma
Bepantol Derma – Solução: Pode ser usado sozinho ou misturado em uma máscara de tratamento

“Mas Dani, como sei que o meu cabelo está desidratado?”

Te respondo agora colega 😉

Geralmente podemos detectar quatro sinais em cabelos desidratados:

– Falta de brilho;

– Textura áspera;

– Fios rígidos (falta de maleabilidade dos fios);

– Barulho que o cabelo faz ao ser manuseado (é possível sentir a falta de hidratação através do barulho que os fios fazem quando são escovados ou manuseados com as mãos, um som de coisa áspera. Conseguiu entender?).

Indo para o lado inverso, um cabelo hidratado possui brilho, sedosidade, e ao toque ele produz um “som agradável” aos ouvidos 😉

Quais substâncias hidratam os cabelos?

Normalmente os xampus, condicionadores, máscaras de tratamentos e cremes sem enxágüe que cumprem essa função já trazem isso no rótulo, mas, um mesmo produto pode ao mesmo tempo hidratar e nutrir, então, vale uma dica importante: Leia o rótulo e a composição do produto.

No caso das máscaras de tratamento, normalmente aquelas elaboradas para hidratar os fios são mais molinhas e aquosas.

Voltando para a composição desses produtos, é bom verificar se eles contém algumas dessas “substâncias”, e caso contrário, você pode potencializar a sua máscara adicionando algum deles 🙂

hidratacao-cabelos-tabela

Dicas de produtos

Mesmo que o seu cabelo não apresente esses “sintomas”, não retire a etapa da hidratação do seu Cronograma Capilar. A manutenção da hidratação é tão importante quando o seu resgate, e somente hidratado o seu cabelo poderá receber melhor as etapas de nutrição e reparação.

por, Dani Rabelo

Anúncios

4 comentários em “Cronograma Capilar: Etapa de Hidratação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s