Contorno Facial: devolve o desenho do rosto e disfarça o que você não gosta

Pode não parecer, mas algumas etapas no processo da maquiagem podem ajudar, e muito, no resultado final, e por mais que pareçam desnecessárias, elas não são. Já ouviu falar no Contorno Facial? Pois é, esse passo é esquecido, e desconhecido, por muitas mulheres, mas faz uma diferença “bem boa” 😉

O Contorno Facial nada mais é do que uma forma artificial de devolver para o seu rosto os traços perdidos com a aplicação da base. Naturalmente o nosso rosto possui desenhos que com a luz ficam naturalmente mais escuros, e quando aplicamos a base, boa arte disso se perde, e por isso aquele efeito de cara chapada. Consegui te explicar direitinho?

luciane-ferraz-contorno
Luciane Ferraes – Maquiadora e Blogueira

O que falei acima é a função básica dessa técnica, porém, ainda é possível, através de um “jogo de luz e sombra”, esconder o que você não gosta. O princípio é simples: se colocarmos algo no escuro ele não será visto, se clareamos colocamos ele em destaque. Certo?

Tendo isso em mente, vamos lá!

Através do Contorno Facial você pode disfarçar uma testa mais larga, afinar um pouco o nariz e diminuir as bochechas, além de esconder aquela papadinha logo abaixo do queixo e definir o contorno do seu maxilar.

 

contorno-facial-jpg-catharine-hill
Arte do site Catharine Hill

“Mas Dani, como eu faço isso sem precisar ir para a mesa de cirurgia?”

Vou te explicar agora: você só vai precisar de um pincel e um pó compacto um pouco mais escuro que a sua pele (ou um pó específico para contorno) 🙂 Também é possível usar produtos em creme e bronzeadores, e isso vai do gosto de cada uma. Um alerta! Não vá  escolher uma cor escura demais, meio tom já é o suficiente para o efeito ficar visível e ao mesmo tempo natural.

A técnica do contorno pode ser usada de dia, em festas..tudo depende da dosagem do produto e do esfumado que você fizer. Quanto mais produto e menos esfumado, mais visível, quanto menos produto e mais esfumado, mais natural.

Indicações de vídeos

O segredo para fazer um bom Contorno Facial é a prática. No começo a coisa parece complicada, mas com o tempo você vai conhecendo mais os desenhos do rosto, e entendendo como usar esse “jogo de luz e sombra”.

Eu assisti muitos vídeos, e aqui estão dois que acho que explicam de uma forma bem didática. Mesmo sabendo que existem rostos de diversos formatos, as instruções básicas são as mesmas para todo mundo.

Vídeo 01 – Juliana Goes

Vídeo 02 – Leticia Soares

Sugestões de produtos

Euzinha aqui prefiro usar contornos em pó e opacos, por isso gosto mais de usar pó compacto. Os produtos com brilho ficam para ocasiões mais especiais e em doses moderadas 🙂

Se você vai usar pincel, apesar de existirem aqueles ditos específicos para esse tipo de técnica, isso pode ser ignorado. É possível fazer contorno com pincel de blush, pincel kabuki, pincel de sombra (para fazer o contorno no nariz), pincel de pó… Encontre o que tem um tamanho adequado para o seu rosto e que deixe o efeito que você gosta. É isso!

 

por, Dani Rabelo

 

Anúncios

6 comentários em “Contorno Facial: devolve o desenho do rosto e disfarça o que você não gosta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s