O que é um Primer facial? Qual a sua função na maquiagem?

Vez por outra surge um produto novo no universo da maquiagem prometendo fazer com o resultado final fique ainda melhor, e hoje vou falar especificamente do Primer facial (sobre o primer para olhos, desse eu falo depois 😉 ). Ele pode exercer várias funções, e entre elas temos: controlar a oleosidade da pele, matificar, cobrir os poros, disfarçar as linhas de expressão, aumentar a fixação dos produtos na pele, hidratar…

primer-mary-kay
Primer – Mary Kay

Antes de me aprofundar mais sobre o assunto, é bom destacar que na maquiagem você não é obrigada a usar tudo o que indicam, muito menos do jeito que indicam. Depois vou escrever um post falando especificamente que um produto pode ter mais utilidades do que aquela oficialmente divulgada 😉

Voltando ao Primer, ele deve ser usado antes da base, mas também existem pessoas que optam por usar apenas e somente ele. Como promete uma pele com um aspecto melhor, para quem não gosta de maquiagem, pode ser uma boa opção apenas para não sair com a cara totalmente lavada.

Alguns já possuem na sua composição proteção solar, mas….eu nunca deixo de usar um protetor solar antes de começar a maquiagem, mesmo que o Primer, a base ou o pó já tenham essa função.

Especificamente no Brasil, existem vários tipos de pele, mas a classificação normal é: pele oleosa, mista, normal e seca. Pois bem, também existem Primers que atendem as necessidades desses tipos de pele, e se você não “respeitar” isso pode ter um resultado nada agradável.

Para as peles oleosas e mistas, o mais indicado é que o Primer não seja siliconado (tipo um gel transparente). Normalmente o silicone não é absorvido pela pele e, além de deixar resíduos, não segura nada a oleosidade, então, em minutos você terá pontos do seu rosto brilhando.

O indicado para as pessoas com pele mista ou oleosa são os Primers com uma textura similar a de um creme, e ao passar na pele o resultado deve ser de pele visualmente seca, mas com uma textura aveludada.

prime-koloss
Primer – Koloss

No caso das peles secas e normais, os Primers siliconados funcionam muito bem, e os cremosos que deixem um aspecto mais natural, não tão seco, também são uma opção.

Diversas marcas, das mais caras até as mais baratinhas, já oferecem Primes na sua linha de produtos.

Para mim, o Primer ainda não é um produto que eu morra de amores. Tenho apenas um, o que para mim é algo impressionante 🙂 , e ele me “satisfaz”. Quem sabe quando eu encontrar aquele que deixe a minha pele com o efeito Uau!, eu mude a minha opinião e passe a considerá-lo um item essencial na construção da minha make 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

2 comentários em “O que é um Primer facial? Qual a sua função na maquiagem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s