A moda das plaquinhas engraçadas, que não tem graça, nos casamentos

Não é toda mulher que sonha em casar, e não existe problema nenhum com isso, mas para aquelas que planejam, ou já estão planejando esse dia tão especial, achei que seria válido fazer algumas considerações de uma “moda” que em um primeiro momento pode parecer engraçada, mas pensando um pouco mais, reflete um pensamento que precisamos mudar em nós e nos outros.

Já não é de hoje que duas coisas chamaram a minha atenção no “universo dos casamentos”: topos de bolo personalizados e plaquinhas usadas nas celebrações e cerimônias.

Quem aqui já não viu um bolo de casamento que tinha como enfeite principal a noiva puxando o noivo acorrentado ou a noiva sendo levada amarrada pelo noivo (ou similares que passam a mesma ideia)?

Quem aqui não viu fotos e vídeos de casamentos que destacam crianças lindas, padrinhos e madrinhas levando plaquinhas com as seguintes frases: “Foge não, ela está linda”, “Ainda dá tempo de fugir”, “Ufa, o noivo veio!”, “Obrigada por desencalhar minha amiga”…?

placa-casamento-02

Bem, para algumas pessoas, o que eu acabei de citar pode motivar uma risada, uma inocente piada, porém, para mim a coisa é um “cadinho” mais profunda.

Infelizmente, mensagens nada legais são reproduzidas nesses objetos, basta só prestarmos um pouco mais de atenção. Vou citar só algumas: a primeira é que o casamento é algo terrível, e para que a pessoa aceite, só se estiver amarrada, algemada ou coagida. Em segundo, temos aquele recadinho cruel e machista: mulheres nascem exclusivamente pensando em se casar (me poupe!). Por último, a coragem que o homem tem de topar entrar nessa furada, então, sempre vale um agradecimento pelo favor que ele está fazendo estando ali.

Perceberam como, até mesmo sem querer, aceitamos e reproduzimos o que o consciente e o inconsciente coletivo nos colocam?

A decisão de construir uma história em conjunto, de dividir as escovas de dente, não é fácil, mas também não é nenhum bicho papão. Quando se está decidido, quando o casal entende tudo o que envolve para que esse passo seja dado, essas piadas se tornam-se totalmente dispensáveis e sem graça.

Ali ninguém quer fugir, ali ninguém está amarrado, ali ninguém está fazendo um favor. Ali, duas pessoas que se amam e sentiram o desejo de verbalizar para os familiares e amigos o tamanho daquele sentimento.

Com certeza existem frases e imagens muito mais significativas para um casal do que essas que estão na moda. Nenhum problema com frases bem humoradas, mas que elas reflitam a beleza daquele momento e tudo o que ele representa para aquele casal.

por, Dani Rabelo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s