Já começou o seu Cronograma Capilar?

Para começar, gostaria de saber uma coisa: Quem aqui se identifica com essa cena?

“Você vai até o supermercado, compra um xampu, um condicionador e uma máscara de tratamento, e esses produtos serão usados em todas as lavagens até terminarem. No outro mês você repete a mesma ação, podendo mudar ou não o tipo dos produtos, mas os mesmos serão usados diversas vezes até o fim”.

Se você fez ou faz isso, posso dizer: Estamos juntas, amiga! 😉

Durante muitos, muitos anos eu fazia isso. Comprava todo esse kit e usava sempre que lavava o cabelo, e mesmo com esse “cuidado” ele nunca estava bonito. A questão é que, usando apenas um produto com um determinado fim, temos, no mínimo, três problemas:

1 – Seu cabelo “se acostumar” com aquilo que recebe, e o produto pode deixar de fazer efeito;

2 – Seu cabelo normalmente pode ter mais de uma necessidade (hidratação, nutrição, restauração…);

3 – Seu cabelo não precisar daquilo que você está oferecendo para ele.

Para ajudar o cabelo a saciar todas as suas necessidades, existe o famoso (para algumas pessoas) Cronograma Capilar, que nada mais é do que organizar os dias que seu cabelo vai receber determinado tratamento.

Antes de entrar na transição capilar (deixar de aplicar química para alisar o meu cabelo e voltar para o cacheado), eu já sabia da existência do Cronograma, mas só agora estou usando ele de verdade. Posso dizer que desde então meu cabelo tem respondido muito bem aos tratamentos, e o resultado é perceptível.

Entrar no Cronograma Capilar não é nenhum mistério, e nem requer que você gaste rios de dinheiro, afinal, como eu já vivo dizendo (escrevendo): o valor cobrado não representa necessariamente a qualidade do produto. O que é caro pode não ser bom, e o que é barato pode ser maravilhoso.

A primeira coisa que você precisa entender é que o cabelo, basicamente, precisa de três coisas: hidratação (necessidade de água), nutrição (necessidade de nutrientes) e reparação (necessidade de ajustar a falta de queratina, de massa…).

Sabendo disso, crie uma tabela com base nos dias que você lava o cabelo. Exemplo: Se eu lavo o cabelo na segunda, quarta e sexta-feira, então eu vou um dia hidratar, no outro nutrir e por fim reparar, e depois recomeçar o ciclo.

cronograma-capilar-tabelo
Modelo de tabela para o Cronograma Capilar

Sim, você pode usar máscara de tratamento nos três dias, e para facilitar a vida existem produtos que só precisam de três minutos para fazer o efeito prometido. Outra coisa, as linhas já trazem nas suas embalagens a sua principal função, então, é só ler o rótulo e encaixá-los no seu cronograma.

Com o tempo você vai começar a perceber que o seu cabelo pode precisar mais de hidratação, mais de nutrição ou de reparação, então, chegou o momento de adaptar o seu cronograma as necessidades dele. Daí você pode ter duas etapas de nutrição, uma de reparação e uma de hidratação, ou uma de hidratação, duas de reparação e uma e nutrição…

Viu como não tem mistério? O Cronograma Capilar é só uma atenção maior que você vai dar aos seus cabelos, e como resultado você terá fios mais bonitos e saudáveis  😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

8 comentários em “Já começou o seu Cronograma Capilar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s