Documentário: A Estrela Oculta do Sertão

Não sei como é para as outras pessoas, mas descobrir que você pode fazer parte de uma história, que a sua família vai além do seu pai, mãe, tios e avós, e algo mais enriquecedor e revelador do que imaginamos. Tudo isso que estou falando aconteceu depois de assistir o documentário “A Estrela Oculta do Sertão”.

a-estrela-oculta-do-sertao-01Fazendo um resumo rápido sobre o vídeo, ele possui como tema principal a prática judaica mantida, e muitas vezes sem nem saber o motivo para tudo aquilo, por algumas famílias do sertão nordestino. Sim, o Sertão nordestino foi o refúgio de muitos cristãos novos ou marranos, que eram na verdade judeus forçados a se converterem ao cristianismo durante o período da inquisição em Portugal, graças a um decreto do rei D. Manuel, estabelecido em 1497.

Durante o documentário, percebe-se que apesar de serem “cristãos”, eles incorporaram ritos e costumes que não possui nenhuma relação com o cristianismo católico, e aqui vou citar apenas alguns: enterrar os mortos envoltos em peças de linho branco sem costuras nem cortes; varrer a casa da porta da frente para dentro (nunca empurrar o lixo pela porta da frente; abençoar os filhos passando a mão pelo rosto, da cabeça ao pescoço; chamar carpideiras para “chorar o defunto”; entre outros.

E isso não está tão longe de mim. Ao ver o documentário percebi que a minha família também “abraçou” alguns desses costumes, só não consegui saber se foram apenas “costumes  replicados” ou se também tenho raízes judaicas. Sendo uma coisa ou outra, saber que um povo conseguiu manter tradições de uma forma tão sigilosa, e que elas foram incorporadas no dia a dia das pessoas durante anos, anos e anos, é algo impressionante.

Pensando bem…percebi que essa poderia ser uma boa dica para quem quer saber um pouco mais sobre a história do Brasil, sobre a história do povo judeu, e dos nordestinos.

Documentário: A Estrela Oculta do Sertão

Ano: 2005

Direção: Elaine Eiger e Luize Valente

por, Dani Rabelo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s