Dick Farney, o Sinatra brasileiro

Uma das coisas que mais gosto de fazer é escutar música, e devo isso ao meu pai. Minhas primeiras memórias musicais são associadas aos domingos, quando ele nos acordava ao som dos Beatles, Chico Buarque, Tim Maia, Paul e Simon, Elis Regina, Toquinho, Dick Farney…

Entre os nomes que citei, tenho certeza que você reconheceu a maioria, mas provavelmente um nome pareça estranho. Sabe quem é Dick Farney? Conhece alguma música dele? Eu posso responder com certeza que você conhece o artista, e conhece várias músicas dele.

dick-farney-02
Dick Farney

Vou aqui colocar o nome de algumas canções, e todas elas foram gravadas por Dick Farney: “Copacabana”, “Teresa na Praia”, “Alguém como Tu”, “Minha Namorada”,  “Você” e “Marina”. Ainda não lembrou? Acessa um site de músicas, ou o YouTube, e vai confirmar que já  escutou uma delas em algum momento da sua vida.

Farney, que nasceu em 1921 e é brasileiro, é daqueles cantores de antigamente, aqueles cantores que não existem mais, dono de uma voz grave, levíssima e afinadíssima. Ouvir Farnésio Dutra e Silva (esse é seu nome de batismo), e seus requintados arranjos que executava ao piano, é ter a certeza que a música é algo sublime.

Considerado por alguns o nosso Sinatra, todas as suas biografias destacam o fato dele ter inserido o Jazz na música popular brasileira. Gravou canções em inglês, fez uma temporada de apresentações nos Estados Unidos, apresentou programas na TV Record e TV Globo, e lançou seu último álbum em 1986 – “Dick Farney Ao Vivo”. Farney tinha um fã clube composto por pessoas que posteriormente também fariam história na música brasileira: Tom Jobim, Nara Leão e Baden Powell.

Com todo esse currículo, para mim, Dick Farney, que faleceu em 1987, sempre será o cantor dos meus domingos, o cantor que integrava a seleção musical do meu pai, aquele que me fazia acordar e logo em seguia embalava o meu sono com a sua voz mansa. Valeu, Farney! Obrigada, pai!  😉

Saiba mais sobre Dick Farney

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/dick-farney.asp

http://www.clubedejazz.com.br/jazzb/jazzista_exibir.php?jazzista_id=264

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s