Troque uma crítica por um elogio

Você conhece uma pessoa, pelo menos uma, que quando te encontra a primeira coisa que faz é uma observação nada agradável sobre você, por mais que faça isso colocando um sorriso no rosto?

Estou falando daqueles seres que antes de um “bom dia”, um “como vai” ou “quanto tempo”, pode soltar uma dessas frases: “Menina, como você está magra!”, “Está mais gordinha, hein?”, “Que cabelo é esse?”, “E essas espinhas?”…

Confesso que fico impressionada como tem gente que simplesmente não consegue, ou não quer, falar algo de positivo para o outro. Será que é difícil encontrar qualidades que possam ser verbalizadas? Quanto custa falar um: “Que sorriso bonito!”, “Fico feliz por suas conquistas!”, “Bom saber que você está bem!”, ou um simples “Que bom rever você!”.

Já vivemos em um mundo tão complicado que, acredite, de nada vai ajudar você querer apontar os pontos fracos dos outros. Na verdade, quem disse que esses não poderiam ser os pontos fortes?

Não vale usar a desculpa da sinceridade para falar o que deseja, independente do efeito que isso vai ter no outro. Sinceridade é uma qualidade, mas para isso é preciso que ela caminhe junto com a sensibilidade e o respeito.

Longe de mim colocar aqui que só devemos elogiar os outros, e nunca criticar, mas para isso existe o momento e a pessoa certa. Se você não é íntimo, entenda, essa não é sua função. Se a pessoa não te der abertura para isso, essa não é a sua função. Se você não vai poder ajudar, essa não é a sua função.

Por um acaso, se mesmo assim, você não conseguir falar coisas verdadeiramente agradáveis para alguém, fique calado, e com certeza você já vai fazer a outra pessoa feliz, acredite 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

2 comentários em “Troque uma crítica por um elogio

  1. De fato é mais cômodo pra essas pessoas lançar mão de comentários como esses:”menina, como estás mais magra!” ou o contrário e ainda diz: “É o casamenro que faz a pessoa engordar”. kkkkk Por isso penso que o mundo está essa “panacéia” , esse “caos”, devido a esses tipos de atitudes e opiniões (pre)conceituosas. Modifiquemos a nós mesmos, a partir de nossas ações, por mínimas que sejam, mas que pode transformar um fututo, uma nação, o mundo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s