Avarca: a rasteirinha que nasceu no Mediterrâneo e ganhou o mundo

Quando comprei a minha primeira avarca (menorquina ou albarca), acabei acertando que esse modelo seria a queridinha dos verões que estariam por vir. Algumas pessoas podem popularmente chamá-la de rasteirinha, mas além da sua origem curiosa, a diferença é que ela cobre mais o pé, no entanto, são iguais no conforto e na versatilidade.

Sobre o surgimento desse modelo, as informações são de que as avarcas nasceram na Europa, e esse modelo específico foi uma criação dos trabalhadores rurais da ilha de Menorca (por isso o nome menorquina) localizada no Mediterrâneo. O calçado rústico era feito com solado de borracha (pneu) e couro. A partir dos anos 60 foi descoberto pelos turistas locais, e hoje ganharam o mundo.

avarca 02.png
Avarca – Taquilla

Ainda é possível encontrar avarcas no modelo clássico, sem muito “fru fru”, mas não demorou para o modelo ganhar novas versões com apliques, recortes e a substituição do couro por outros materiais.

Sobre as amarrações, a mais comum é a avarca com uma tira no calcanhar, mas existem modelos com tiras para amarrar na perna ou com fechamento no tornozelo.

Para quem gosta de uma visual despojado, a avarca combina com praticamente tudo. Pode ser usada com vestido, shorts, calça jeans (aquelas justinhas na perna), saias, bermudas…

Como disse no primeiro parágrafo, eu sou super fã desse modelo, e coloco todos para fora nos períodos mais quentes do ano. Para mim que não gosto muito de expor os meus pés (não sou a maior admiradora deles), essa é a forma que encontrei para escondê-los e mostrá-los ao mesmo tempo 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

2 comentários em “Avarca: a rasteirinha que nasceu no Mediterrâneo e ganhou o mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s