Rock Brasília – Era de Ouro, a história do rock dos Anos 80

Sábado é dia de balada, ou não. Para mim é dia de ler um livro, assistir um filme, uma série ou um bom documentário. Hoje o Balaio traz uma dica de documentário para quem gosta de música, rock nacional, para quem gosta de rock dos anos 80: Rock Brasília – Era de Ouro.

Dirigido por Vladimir Carvalho, o documentário traz imagens feitas no final dos anos 70 e conta a trajetória, através de depoimentos, da geração de jovens de Brasília que fizeram parte da história da música brasileira e do rock nacional.

Os fatos são narrados por Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos e Philippe Seabra, Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro, Caetano Veloso, e outros músicos que, de alguma forma, acompanham o surgimento das principais bandas que nasceram em Brasília nos anos 80 (Aborto Elétrico, Legião Urbana, Plebe Rude, entre outras).

rock-brasilia-02
Renato Russo e Vladimir Carvalho

Além dos depoimentos, o documentário se torna ainda mais rico quando contextualiza o surgimento dos nomes e dos grupos que fizeram parte de tudo isso, com o cenário político e econômico que o Brasil vivia na época. Acontecimentos como o show da Legião Urbana realizado em junho de 1988 no Estádio Mané Garrincha, e que resultou em um episódio triste de violência fazendo com que Renato Russo nunca mais fizesse um show lá, também foi devidamente registrado.

Assisti o documentário em 2011, e ainda lembro da nostalgia que tomou conta da sala do Cinema. Assisti novamente em dezembro de 2016 e, mais uma vez, cada música que tocava, cada depoimento, cada cena resgatada trazia um frio na barriga e uma angústia no peito, uma angústia de saudade.

Sou apaixonada pelo rock nacional dos Anos 80, pelas bandas de Brasília, e em especial pela Legião Urbana, e o documentário me vez querer estar ali. Me fez querer andar pelas quadras de Brasília, querer ser uma daquelas garotas que estiveram nos shows improvisados vendo de camarote algo que seria muito maior do que a Capital Federal, que iria atingir jovens do Brasil inteiro até os dias de hoje.

Tenho apenas uma discordância sobre o foco dado ao Capital Inicial, e isso vem de algumas observações particulares que tenho sobre a banda e seus integrantes.

Rock Brasília – Era de Ouro foi vencedor na categoria melhor documentário no Festival de Paulínia de 2011 e filme de abertura da 44º Festival de Brasília, algo totalmente merecido para o trabalho que foi feito, e que outras gerações poderão conhecer e entender.

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s