Qual o seu tipo de desodorante? Creme, roll on, aerosol, spray…

Um dia desses, em um supermercado qualquer, na sessão de higiene pessoal, especificamente na frente da prateleira que abriga os desodorantes, me peguei olhando para aquele mundo de marcas, e principalmente, de tipos diferentes. Tem desodorante spray (o clássico), em creme, roll on, aerosol, stick… Será que existe uma função diferente para cada um? =/

Uma coisa é certa, para algumas pessoas, assim como eu, escolher um desodorante não é uma tarefa fácil. Tenho a pele sensível, e vez por outra me deparo com uma marca/tipo que me causa alergia. Quando encontro um que funciona comigo, me torno uma consumidora fiel, e já uso uma determinada marca há pelo menos vinte anos.

Na vontade de esclarecer a minha curiosidade sobre os tipos de desodorantes fui pesquisar, e genericamente posso dizer que a diferença entre um e outro é a apresentação do produto, e sendo assim a escolha vai corresponder com a sua necessidade.

Uma coisa importante. A gente costuma generalizar, mas desodorante é diferente de antitranspirante. O primeiro impede aquele cheirinho nada agradável resultante da mistura do suor com as bactérias que naturalmente existem na nossa axila, e o segundo evita, ou reduz, a produção do próprio suor.

Antitranspirante x Câncer: Existem questionamentos sobre o uso de antitranspirantes e o desenvolvimento de câncer de mama. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento, não existe dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama. Porém…é bom ficarmos de olho!

Indo agora para os tipos…

Spray

O Clássico, a minha primeira lembrança de desodorante, aquele que tem álcool e arde quando você aplica após a depilação. Aff!!! Com certeza são ainda os mais baratos, e se você não se incomoda com a ardência descrita anteriormente, e com o fato dele escorrer, se joga neles!

Aerosol

A sensação imediata é aquele geladinho, e dependendo da composição isso pode ser mais ou menos perceptível. Fácil de aplicar e de secagem rápida, mesmo não contendo álcool pode ainda irritar as peles mais sensíveis.

Creme

Usei esse tipo durante toda a minha adolescência, e confesso que a sua aplicação não era nada prática por ser necessário usar as mãos. É considerado o mais indicado para quem faz depilação com lâmina, pois além da hidratação não causa irritação na pele.

Para quem não quer usar os dedos na aplicação, pode tentar encontrar o desodorante em creme no formato Stick. Assim como o roll on, o aplicador entra em contato direito com a pele.

Roll On

roll-on
Roll On

Para mim seria uma versão mais líquida do desodorante em creme, e atualmente é o tipo que mais uso. Além de fazer o que um desodorante deve fazer, ele hidrata, não causa irritação na pele, mas sua secagem é mais demorada. Tem gente que reclama da bolinha que entra em contato com a axila, que não seria algo nada higiênico, no entanto, considero que desodorante roll on é igual a sabonete, cada um tem o seu =/

Depois de conhecer as formas de apresentação, e como cada um funciona, vale saber ainda que desodorantes podem marchar a roupa e a pele, e a indústria já oferece versões que evitam esse tipo de problema. Para quem se incomoda com cheiros, ou não quer que a fragrância do desodorante “brigue” com o perfume, vale optar pelas versões sem cheiro.

Já temos desodorantes com hidratante, inclusive a versão aerosol. Outros prometem clarear a pele, mas não tenho uma experiência pessoal sobre isso, então, não sei se verdadeiramente funcionam.

Algumas marcas prometem “proteção” de 24h, 48h e 72h. Confesso que não vou fazer esses testes, pois não me agrada passar todo esse tempo sem “aquele banho” 😉

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s