Minha listinha de livros para 2017 – Parte I

Sabe aquelas famosas listas que fazemos quando o final do ano se aproxima? Aquela lista de desejos, a lista dos locais que você quer conhecer, dos shows que você quer ir, das mudanças em casa que quer fazer…Pois é, hoje fiz a primeira parte da lista dos livros que eu quero ler.

Como disse, essa é apenas a primeira parte dos títulos que quero ler nos meses que se seguem, e ainda faltam exemplares que vou precisar buscar em algum sebo ou livraria 😉

Nessa lista não existe uma determinação de temas, então pretendo passar por biografias, ficções, livros analíticos e comportamentais. Os títulos abaixo não estão em uma ordem de leitura, e a ideia é começar no primeiro dia de 2017 🙂

O Poderoso Chefão

livros-01
Autor: Mario Puzo / Editora Record / Ano: 1969

Um clássico da literatura, que se transformou também em um clássico do Cinema. O exemplar, que ganhei de presente do maridão, é na versão luxo (ohhhhhhh) e que está doidinho para ser lido. Passei o ano de 2016 olhando para ele, e ele olhando para mim, mas agora a coisa vai.

O livro (contracapa): Publicado em 1969, a saga O poderoso chefão é, ainda hoje, amais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa a seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo o assassinato de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Mas ninguém pode vencer as trapaças da idade. Quando todos os seus inimigos resolverem atacar, e seu bem mais precioso, a família, estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos, um sucessor á altura.

A Rotativa Parou! – Os últimos dias da Última Hora de Samuel Wainer

livros-03
Autor: Benicio Medeiros / Editora Civilizaçõ Brasileira / Ano: 2009

 

Escutei falar do jornal Última Hora em várias disciplinas durante o curso de Comunicação Social, e depois me deparei com a sua história em vários documentários, revistas e programas de TV. Impossível não querer saber mais sobre um veículo que ficou marcado por ser o único grande jornal que se colocou contra o Golpe de 1964.

O livro (nota do autor): A Rotativa Parou! deveria ter sido um pequeno artigo feito par louvar a memória de Samuel Wainer e da sua heroica e malfadada Última Hora, a propósito dos 200 anos de imprensa no Brasil e do centenário da ABI, comemoramos em 2008. Mas foram tantas as lembranças que me foram surgindo do curto período que passei na UH que o artigo foi crescendo, desdobrou-se em capítulos e acabou se transformando neste livro.

O Discurso da Violência – As marcas da oralidade no jornalismo popular

livros-02
Autora: Ana Rosa Ferreira Dias / Cortez Editora / Ano: 2003

 

Pela minha formação, e não apenas por causa dela, fico ligada aos termos e formatos como a mídia lida com as questões sociais. Absurdos podem ser vistos todos os dias, e por este motivo o livro chamou a minha atenção.

O livro (contracapa): Um estudo sobre a violência. Não sobre suas causas, sua origem na sucessão histórica, embora existam vivos no dia a dia da vida dos povos. Mas é um estudo sobre as formes como a violência é veiculada pela mídia, mas especificamente, pela imprensa. Em síntese: a maneira como o jornal manipula, nas palavras, a “mensagem da violência” para seus leitores e a eficiência dessa intermediação entre acontecimento e público-alvo. São resultados originais que resgatam a imagem da linguagem popular para aproximar-se melhor de seus leitores, falando a linguagem destes. Da leitura desta obra, fica-nos o sentimento agradável de renovação na pesquisa lingüística, pois comprova que há possibilidades, ainda pouco exploradas no Brasil, para a linha da Análise de Discurso, baseada em material colhido na imprensa.

Segredos do Conclave

livro-04
Autor: Gerson Camarotti / Editora Geração / Ano: 2013

 

Bem, tenho uma admiração particular pelo Papa Francisco e por todas as mudanças que ele está promovendo na Igreja Católica, suas opiniões, sua postura, sua história…Diante de tudo isso, como eu poderia ficar sem saber como aconteceu a eleição do primeiro Papa da América do Sul? Doida para abrir a primeira página e começar a leitura.

O livro (capa): O livro traz informações inéditas sobre a eleição do Papa Francisco e a operação do Vaticano par estancar a hemorragia de fiéis na América Latina. Extra: Os bastidores e a íntegra da primeira entrevista exclusiva do Papa Francisco.

Leite Derramado

livros-07
Autor: Chico Buarque / Editora Companhia das Letras / Ano: 2009

 

Depois de passar por “Budapeste”, também de Chico Buarque, fiquei interessada em ler seus outros livros, e assim cheguei em “Leite Derramado”.

O livro (apresentação): Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história de sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual. A fala desarticulada do ancião cria dúvidas e suspenses que prendem o leitor. O discurso da personagem parece espontâneo, mas o escritor domina com mão firme as associações livres, as falsidades e os não ditos, de modo que o leitor pode ler nas entrelinhas, partilhando a ironia do autor, verdades que a personagem não consegue enfrentar. Tudo, neste texto, é conciso e preciso; como num quebra-cabeça bem concebido, nenhum elemento é supérfluo. Percorre todo o livro a paixão mal vivida e mal compreendida do narrador por uma mulher. Os múltiplos traços de Matilde, seu “olhar em pingue-pongue”, suas corridas a cavalo ou na praia, suas danças, seus vestidos espalhafatosos, ao mesmo tempo que determinam a paixão do marido e impregnam indelevelmente sua lembrança, ocasionam a infelicidade de ambos. Embora vista de forma indireta e em breves flashes Matilde se torna, também para o leitor, inesquecível. Outras figuras, fixadas a partir de mínimos traços, circulam pela memória do protagonista: o arrogante engenheiro francês Dubosc; a mãe do narrador, que, de tão reprimida e repressora, “toca” piano sem emitir nenhum som; a namorada do garotão com seus piercings e gírias. É espantoso como tantas personagens ganham vida neste breve romance. Leite derramado é obra de um escritor em plena posse de seu talento e de sua linguagem.

Cartas da Prisão

livros-04
Autor: Frei Betto / Editora Civilização Brasileira / Ano: 1985

 

Sempre ouvi histórias de Frei Betto, em 2014 tive o enorme prazer de vê-lo de perto, e escutar suas histórias de ontem e de hoje. O que ele viveu, o que ele viu, o que ele sentiu me causa arrepios, uma sensação de que a humanidade, infelizmente, é capaz de coisas absurdas…simplesmente absurdas.

O livro (contracapa): É a coletânea das epístolas que, de dentro do cárcere, Frei Betto enviou a parentes, amigos e irmãos de fé, constituindo-se em documento inestimável na apreciação da luta pelos direitos humanos. As cargas já foram traduzidas para o italiano, francês, alemão, inglês, sueco, holandês e espanhol.

Renato Russo – O trovador solitário

livros-06
Autor: Arthur Dapieve / Editora Ediouro / Ano: 2006

 

Vivi a minha adolescência nos anos 90, no entanto, sempre recebi fortes influência dos anos 80, e me identificava demais com tudo que vinha daquela década. Sendo assim, deste então, Renato Russo se tornou a voz da trilha sonora de boa parte da minha vida.

O livro (prefácio – nova edição): Renato Russo – O trovador solitário não tem faixa bônus. Não tem revelações sensacionalistas, não tem CD com trechos de entrevistas de brinde. Não tem nada que distraia a atenção do legado de Renato Manfredini Jr., dez anos depois da sua morte. Ou seja, excetuando-se uma correção em prol da palavra justa aqui, uma atualização em prol da informação uma seleção de fotos diferente (…)

Bem, essa é a minha pequena primeira lista, e assim que for lendo cada um dou uma passadinha no Balaio para dizer o que eu achei 😉

por, Dani Rabelo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s