Me joguei no universo dos perfumes, e adorei!

Em um dos meus primeiros textos no Balaio da Dani, fiz uma resenha sobre o perfume Summer Rio da Yes Cosméticos, e lá dei uma breve pincelada sobre algumas informações que na minha busca pelo “Cheiro da Dani” achei interessante descobrir. Hoje resolvi falar um pouco mais sobre o universo dos perfumes, e pasmem, cada vez fico mais encantada.

Para que ninguém pense errado, eu não sou uma especialista no assunto, sou apenas uma pessoa curiosa, e resolvi saber um pouco mais sobre algo que chamou a minha atenção. Na busca pelo meu perfume percebi que não bastava apenas achar o cheiro, mas queria entender o que era aquele cheiro, e por qual motivo ele me atraia.

Uma das primeiras coisas que descobri é que os perfumes são formados por Notas: Notas de Saída (ou Notas de Cabeça), Notas de Corpo (ou Notas de Coração) e Notas de Fundo (ou Notas de Base). A primeira é aquela que você sente assim que aplica o perfume, e como é mais volátil sua duração é curta, em seguida passamos para os cheiros que marcam a personalidade do perfume (eles é que vão dizer se o perfume é mais floral, frutal, amadeirado…), e por último as fragrâncias que vão durar mais na pele. Tudo isso que falei anteriormente faz parte da Pirâmide Olfativa.

Depois que você descobriu que no perfume existem “camadas de cheiros”, agora é o momento de saber sobre as Famílias Olfativas. Durante a descrição de cada família vou dar exemplo de algumas “ingredientes” para a construção desse aroma, mas a lista de itens é muito maior, pois hoje em dia perfumes são feitos dos mais diferentes produtos (frutas, plantas, madeiras, comidas, temperos…).

citrico
Cítrico – Pulse Beyoncé

Cítricos – normalmente passam uma sensação de refrescância, possuem a cara das estações mais quentes (verão e primavera) e guardam a marca de não fixarem muito (já existem perfumes que derrubaram esse mito). Podem ser feitos com frutas e folhas de plantas cítricas.

Frutais – pelo nome já dá para perceber que nessa classificação estão os perfumes doces, e na sua composição a presença de frutas é alço certeiro. Na sua maioria possuem uma alta fixação, e dependendo da “concentração” de doce são mais indicados para momentos noturnos e dias frios.

Frescos – intitulados por algumas pessoas como “perfumes com cheiro de mato”, esses seguem a linha de um aroma mais natureza,  e se destacam por passam a sensação de calma e revigoração. Você pode encontrar perfumes frescos feitos com alecrim, hortelã, erva doce, cidreira, chá verde, verbena, entre outras plantas.

amadeirado
Amadeirado – Ricci Ricci – Nina Ricci

Amadeirados – como o próprio nome já diz, os perfumes classificados como amadeirados possuem na sua composição misturas de madeiras, entre elas: âmbar, patchouly, Ylang Ylang, cedro, e muitas outras. Engana-se quem acha que perfumes amadeirados são apenas para homens. Diversos perfumes femininos, ou compartilháveis (unissex), possuem notas amadeiradas dosadas na medida certa dando um toque de suavidade.

Florais – nem precisa dizer que o ingrediente principal dessa família são as flores. Titulados como os perfumes que transmitem feminilidade, podem ser fortes ou leves, usados em todas as estações, no dia ou na noite. Aqui podemos ter exemplares feitos com rosas, jasmim, alfazema, orquídea, íres, e mais uma centena de flores existentes no mundo.

oriental
Oriental – Lady Million Prive Paco Rabanne

Orientais – sabe aquele perfume com cheiro de incenso? Coloque ele nesta categoria. Aqui encontraremos perfumes mais fortes e sensuais. Podem conter madeira e especiarias, tornando o cheiro ainda mais misterioso. Perfumes orientais podem ter na sua composição âmbar, baunilha, canela, cravo, entre outros “ingredientes”.

Posso dizer que essas são as famílias mais comuns, porém, temos ainda os Gourmands (adocicados que remetem ao cheiro de doces – marshmallow, chocolate, caramelo, açúcar, crème brûlée…), Aquáticos (remetam a sensação da brisa do mar, de uma cachoeira, ou algo do tipo. Em sua composição podemos ter algas marinhas), e Chipres (uma junção da família dos cítricos com os amadeirado).

Achou que acabou? Que nada, agora é a vez de você saber que dependendo da quantidade de  essência diluída no álcool e na água, o perfume entra em uma determinada categoria, e isso também está direitamente ligado ao tempo de duração da fragrância na pele.

Observação: O tempo de fixação de um perfume também depende do tipo de pele (em peles secas a fixação pode ser menor).  A fragrância pode sofrer alguma alteração quando acontece a mistura da essência do perfume com a composição química presente na pele, por isso alguns perfumes exalam um determinado cheiro em uma pessoa, e mudam em outra.

Splash – com menos de 1% de essência pode durar menos de duas horas.

Eau de Cologne (Deo Colônia) – apresenta uma variação entre 3% e 5% de essência na sua composição, e sua duração ficam na casa das duas horas.

Eau de Toilette (EDT) – índices de concentração de essência entre 6% e 10%, e pode alcançar até seis horas de duração na pele.

Eau de Parfum (EDP) – a porcentagem de essência varia entre 11% e 15%, e promete uma duração na pele de seis até oito horas.

Perfume – apresentando cerca de 11% ou até 15% de essência na sua composição, o perfume propriamente dito pode ter uma duração de doze horas ou mais.

Observação: A indicação de duração na pele pode variar, e não são difíceis casos de EDP que duram pouco e de EDT que passam mais de oito horas na pele.

Então, eu não disse que o universo dos perfumes era algo surpreendente? Eu continuo na minha saga de achar o “Cheiro da Dani”, e já descobri que prefiro ficar bem longe dos frutais 😉 , e você?

por, Dani Rabelo

Anúncios

2 comentários em “Me joguei no universo dos perfumes, e adorei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s