E quando a decisão de não querer ter filhos vira manchete?

Acompanhando os sites das principais publicações voltadas para o público feminino do Brasil, deparei com uma manchete que me deixou intrigada: “Casada há 4 anos, Débora Nascimento revela: ‘Não quero ter filhos’”. No mesmo momento pensei: Será que o fato de uma mulher não querer ter filhos deveria render mesmo uma manchete? Será que deveria ser tratado como algo chocante e escandalizador?

Me “debrucei” sobre o computador e fui ler a entrevista, e como já esperava, existiam outras informações muito mais interessantes, mas o foco foi o fato dela decidir que não quer ter filhos.

Pelo pouco que vi, Débora Nascimento enfrentou a anoxeria, falou na entrevista sobre a aceitação que a mulher deve ter de si, e a cobrança da sociedade pelo corpo perfeito, porém, a manchete escolhida foi a resposta que ela deu para a seguinte pergunta: Você e o José Loreto já estão casados há 4 anos. Pensam em ter filhos? É um plano próximo pra vocês? – A resposta dela foi direta e objetiva – “Não quero ter filhos”.

Estamos vivendo no Século XXI, mas Débora, após 4 anos de casada, choca o mundo ao revelar que não quer ter filhos. :/ Parece que de nada serve a passagem dos anos e a “evolução” da humanidade quando o assunto são os papeis que uma mulher deve exercer, e entre eles, o papel de ser mãe. Nem vou entrar aqui no debate da criação das meninas, mas quero sim abordar a pressão para que tenhamos filhos. E quando falo “tenhamos filhos”, é engravidar mesmo, pois ainda existe a barreira quando a opção é a adoção.

Precisamos romper com essa mentalidade de que uma mulher para ser completa precisa ter filhos. Mulher para ser completa precisa ser feliz, e isso pode acontecer com o nascimento, ou não, de um filho.

A decisão de ser mãe deve vir do coração, e não da sociedade. E outra, se quiser mudar de ideia e ter filhos, também pode. A decisão é nossa, e apenas nossa.

por, Dani Rabelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s